H1N1

Data: 19/04/2016

A doença é causada pelos vírus Influenza, pertencente à família Orthomyxoviridae, com genoma de RNA segmentado. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). A proteína H está associada ao reconhecimento e infecção das células do trato respiratório, onde o vírus se multiplica; enquanto a proteína N está envolvida na liberação das partículas virais da superfície das células infectadas. Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H5N1) e A(H7N9).

FONTE: Ministério da Saúde –http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/descricao-da-doenca-influenza

 

NO BRASIL, OS INFECTOLOGISTAS AINDA NÃO SABEM COM PRECISÃO POR QUAL MOTIVO O SURTO DA DOENÇA CHEGOU MAIS CEDO QUE O COMUM ESTE ANO. A GRIPE H1N1 GERALMENTE ACONTECE NO PERÍODO DO INVERNO, E A VACINAÇÃO OCORRE NO MÊS DE MAIO.

RECOMENDAÇÕES PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO:
• Lave as mãos com frequência, usando água e sabão, após tossir ou espirrar. O uso de produtos à base de álcool também ajuda na desinfecção das mãos;
• Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, jogando-o no lixo após o uso;
• Não coce ou toque os olhos, nariz ou boca;
• Evite contato próximo com pessoas doentes;
• Caso você contraia a gripe, procure um médico e evite contato com outras pessoas para não infectá-las;
• A liberação para retorno ao trabalho somente poderá ser dada pelo médico do trabalho.

FIQUE ATENTO AOS SINAIS E SINTOMAS DE DOENÇAS VIRAIS EM CIRCULAÇÃO:
sintomas_H1N1

VACINA:
Existem duas versões diferentes da vacina: a trivalente, que imuniza contra três tipos de vírus, e a quadrivalente/tetravalente, imuniza contra quatro tipos de vírus. Em ambos os casos está inclusa a imunização contra o H1N1.

Na rede pública, apenas a vacina trivalente estará disponível. Se você tomar primeiro a trivalente e depois resolver tomar a quadrivalente, é preciso esperar no mínimo 30 dias.


Gripe é risco à segurança do trabalho

De maneira geral, a gripe é responsável por 10% das faltas.  Estudos mostram que durante o ciclo da doença, o absenteísmo se eleva, podendo ir de 0,79 a 4,9 dias de trabalho[2].  Pesquisas indicam que esses custos indiretos podem chegar a US$ 15 bilhões por ano[3].   A perda de produtividade causada pela morbidade e pela mortalidade da gripe é estimada em US$ 498 / dia no Brasil[4].  Mesmo aqueles que contraem doenças semelhantes à gripe e permanecem em atividade ou retornam ao trabalho antes de seu pleno restabelecimento têm produtividade mais baixa[5].


SAIBA MAIS

Acesse: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/influenza


 

Responsável: Enfermeira Kátia Nakamura ⋅ Gestão da Saúde

  • Categorias