Cuidados para Gerenciar Pessoas Saudáveis

Normas Regulamentadoras atendidas: NR07, NR09,NR15 e NR17

Temos o compromisso de cuidar dos homens e das mulheres que, através das atividades em que atuam, produzem os produtos e serviços de sua empresa.

Envolvemos as principais práticas do mercado de saúde ocupacional para atender plenamente as regulamentações estipuladas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) do Brasil.

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL

Com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, a Norma Regulamentadora (NR) 07, definida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho.

O nosso serviço oferece coordenação técnica, elaboração, emissão e execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Realizamos os exames médicos de saúde ocupacional: admissional, demissional, mudança de função, retorno ao trabalho e periódico e dos exames complementares e laboratoriais pertinentes. E, quando necessário, geramos o encaminhamento médico especializado aos trabalhadores que apresentarem problemas clínicos ou ocupacionais na avaliação.

ANÁLISE CLÍNICO - CLÍNICO-EPIDEMIOLOGICO E CHECK-UP DA SAÚDE (SCREENING BÁSICO)

Para complementar os dados obtidos do trabalhador-paciente, oferecemos também o Check-up da Saúde (Screening Básico), desenvolvido para avaliar o estado de saúde dos colaboradores, através da realização de aferições (da Pressão Arterial, Peso e Altura) e dosagens (de glicose e colesterol) no sangue capilar. Uma campanha coordenada por profissionais de enfermagem e pelo médico do trabalho. Juntamente com as avaliações realizadas, identificamos presuntivamente a condição de saúde e doença, e propomos intervenções de saúde na sua empresa.​

CUIDADOS ESPECIAIS: ATENDIMENTO IN COMPANY E ATENDIMENTO V.I.P.

Atenção personalizada, atendimento exclusivo e soluções diferenciadas para cuidar bem cada um dos trabalhadores, de acordo com suas necessidades e entendendo que cada função exercida na empresa.​

PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO (PPP)

Com base no PCMSO, emitimos também o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), formulário com informações relativas ao trabalhador, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual está exposto, a intensidade e a concentração do agente, exames médicos clínicos, além de dados referentes à empresa, de acordo com Norma Regulamentadora – NR 09 da Portaria nº 3.214/78 do MTE.

O PPP consolida informações extraídas do:

PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional;
PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
Exames Médicos Ocupacionais (Admissionais, Periódicos, Retorno ao Trabalho e Demissionais);
LTCAT;
Além de complementos com origem no perfil profissiográfico das funções e demais dados de cada funcionário, tais como CATs, afastamentos, históricos nos cargos, PIS/PASEP, entre outros.

PROGRAMAS ESPECÍFICOS: PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA (PCA) E PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO VOCAL (PCV)

Para cumprir a Legislação Trabalhista Previdenciária, toda empresa que tenha o ruído como um de seus agentes de risco precisa organizar um Programa de Conservação Auditiva (PCA), sob sua responsabilidade.

Para tanto, oferecemos:

Execução de Audiometria;
Implantação e gerenciamento do PCA;

O objetivo é a proteção do trabalhador contra a exposição aos níveis de ruído acima dos limites estabelecidos por normas, além do desenvolvimento da perda auditiva por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE), conforme exigência da Norma Regulamentadora – NR 07, Portaria 19.

O Programa de Condicionamento Vocal (PCV) é desenvolvido por uma equipe de profissionais da voz, de forma customizada a partir das necessidades dos indivíduos.

FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO (FAP) – NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO (NTEP) ABSENTEÍSMO (PCAM)

Programa de acompanhamento e gestão técnica (relacionado a SST) dos atestados e afastamentos médicos previdenciários possuem um controle eficaz por doença e do perfil epidemiológico dos trabalhadores.

Assim é possível planejar e implementar ações que minimizem as causas de absenteísmo e dos afastamentos, bem como nortear as ações de promoção da saúde que podem contribuir ativamente para a redução do Auxilio Acidentário (B91) e recursos previdenciários destinados aos NTEP – Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário e FAP – Fator Acidentário de Prevenção, apoiando em possíveis contestações, além do atendimento ao escopo do eSocial.

ENQUADRAMENTO DE PORTADOR DE DEFICIÊNCIA

Contempla uma pré-avaliação não presencial dos laudos e exames relacionados a deficiência e a consulta presencial de enquadramento. Realizado pela equipe de médicos do trabalho e profissionais técnicos, conforme Lei de Enquadramento, Decreto no 5.296 de 02/12/2004.