Cuidados para Gerenciar Ambientes Saudáveis

Normas Regulamentadoras atendidas: NR02, NR05, NR06, NR09, NR10, NR13, NR17, NR18, NR33 e NR35.

Entender e conhecer o ambiente de trabalho é uma preocupação cada vez mais presente nas empresas, que prezam pela adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos profissionais.

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCO AMBIENTAL (PPRA)

Esta Norma Regulamentadora - NR 09, do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais físicos, químicos e biológicos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Oferecemos completo apoio e assistência à empresa nas atividades de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente proposição de ações corretivas. E ainda possibilitamos o acompanhamento, através do nosso sistema, dos vencimentos e emissões

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS (APR)

Nossa operação também propõe a análise preliminar das tarefas, mobiliário dos postos de trabalho administrativos, condições gerais ambientais e de organização do trabalho de forma qualitativa, para posteriormente oferecer um parecer ágil quanto às condições existentes no ambiente de trabalho.

LAUDO TÉCNICO DECONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO (LTCAT)

O Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) determinado pela Previdência, Lei n.º 8213 de 24/07/1991 e Instrução Normativa INSS / PRESS n.º 45 de 06/08/2010, é um documento técnico, de caráter pericial, que registra as condições ambientais do trabalho. É um documento que avalia os diversos cargos de trabalho, em uma empresa, quanto à exposição de agentes nocivos à saúde e à segurança do trabalhador (agentes físicos, químicos e biológicos – NR-15) e classifica atividades com relação à salubridade e enquadramento com relação à Aposentadoria Especial (INSS). O documento também servirá de base para emissão do PPP– Perfil Profissiográfico Previdenciário e será assinado pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho.

ANÁLISE ERGONÔMICA

Laudo técnico, assinado por Engenheiro de Segurança do Trabalho, de caráter obrigatório para todas as empresas e realizado para cada estabelecimento, qualquer que seja o tamanho, grau de risco ou número de empregados, que visa avaliar o potencial de doenças relacionadas com a repetitividade, postura, esforço físico, bem como analisar as condições de conforto do trabalho.

A Mantris oferece soluções específicas para atender demandas distintas:

Análise Ergonômica Padrão: demonstra a situação geral no que toca aos postos de trabalho, modo operatório, ritmos, posturas, condições ambientais.
Análise Ergonômica Especializada: além do anterior, fornece a tratativa de todos os postos de trabalho individualmente.
Análise Ergonômica específica para Call Center (Anexo II NR 17): para atender exclusivamente aos modelos de negócio de teleatendimento.

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)

Fornecemos assessoria para a implantação e o acompanhamento da CIPA nas empresas.

Nosso técnico de segurança do trabalho, acompanha os encontros e a permanência dos profissionais no período estipulado pela legislação, a fim de tornar os encontros produtivos e benéficos para a saúde e segurança na empresa, além da atuação direta na assessoria aos membros da CIPA no planejamento de ações e atendimento aos requisitos legais. E também realizamos o treinamento para preparar os membros da CIPA para todo o trabalho.

LAUDOS E DOCUMENTOS

Emitimos todos os laudos e documentos necessários para que sua empresa esteja aderente com as Normativas Regulatórias e Legislações complementares. Entre elas, podemos citar: Laudo de Insalubridade (NR-15) e Periculosidade (NR-16); Laudo de instalação elétrica, de para-raios e elétrico unifilar (NR-10); Laudo de ruído externo (ANBR-10151); Laudo de compressores e vasos de pressão (NR-13); e PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (NR-18).